terça-feira, 6 de maio de 2014

III Semana do Artesão - Sucesso total!


Feira de artesanato é realizada na Praça do Campo Grande

http://g1.globo.com/videos/bahia/bahia-meio-dia/t/edicoes/v/feira-de-artesanato-e-realizada-na-praca-do-campo-grande/3231702/

Matéria publicada no Jornal A TARDE.


III Semana do Artesão - Logo e depoimentos








1ª Edição do nosso jornal "A voz do artesão"














Homenagem da ADABA ao dia das mães


Não perca mais esse evento que vem revitalizando as Praças da cidade!! Feira de Artes e Artesanato da ADABA em Stella Maris



Nosso histórico

A Associação dos Artesãos da Bahia - ADABA,é uma Entidade Civil de Direito Privado de caráter sócio cultural artesanal, educativo, sem fins lucrativos e de duração indeterminada, regida pelo Estatuto Social constituído em 01/10/2004, em regime de Diretoria e sua sede está localizada à Avenida Sete de Setembro, nº 1530, Campo Grande, CEP: 40.080-001 – Salvador/BA. Tem como representante legal no (a) cargo/função de Diretor/Coordenador,  João Antônio Durães Silva, residente á Rua Francisco Haime, 01-E – Fazenda Grande II – Salvador/BA.
A ADABA iniciou suas atividades no ano de 2003 movida pela vontade e necessidade de defender os Artesãos que trabalhavam na Praça Visconde de Cairu (em frente ao Mercado Modelo), no Comércio, lutando pela permanência dos mesmos, no espaço de trabalho. Na época, havia apenas uma associação de visibilidade que representava os interesses dos Artesãos em todo estado da Bahia e que devido a uma gestão desonrosa dos interesses defendidos por tal instituição, iniciou-se um processo de caos nas atividades artesanais; Surgiu então a ADABA, para repor essa lacuna, tornando-se a Entidade Representante dos Artesãos da Bahia, de fato, de direito com identidade própria!
A partir daí a ADABA vem ao longo dos seus 9 (nove) anos executando projetos sócio-culturais voltados à valorização do capital humano e à busca contínua por espaços que  oportunizem: visibilidade aos artesãos e suas obras; a comercialização dos produtos artesanais; exposições artísticas de diferentes tipologias; apoio aos grupos organizados formais e informais; debates sobre as políticas públicas que fortaleçam os artesãos e os empreendimentos solidários; o movimento de Economia Solidária; ações de proteção e conservação do meio ambiente; o despertar das potencialidades individuais e grupais; articulação no sentido de  estabelecer e fortalecer parcerias com Empreendimentos de Economia Solidária e entidades governamentais, enfim, espaços que possibilitem a troca de experiências.
O projeto “ADABA Jovem Aprendiz” já foi replicado em muitas comunidades locais. São oficinas de artesanato dos mais diversos tipos, onde o produto final das ações desenvolvidas pelo grupo é apresentado ao público baiano no formato de FEIRAS DE ARTES E ARTESANATO, que acontecem em diversas praças e de Salvador, podendo ser eventuais e/ou de calendário anual (como é o caso da feira do bairro do Imbui, que acontece mensalmente desde 2011, embora tenha sido iniciada no ano de 2009).  
No ano de 2014 a Associação conseguiu dar o primeiro passo para a concretização de um dos seus sonhos: a locação de um espaço para ser não só sua sede, mas o tão esperado Centro de Exposição e Comercialização de Artes e Artesanato Baiano, onde será dado todo suporte possível ao artesão da cidade e do interior do estado.

A existência da ADABA, enquanto entidade da sociedade civil, atuante e líder de movimentos em prol de melhorias para os Artesãos, fazem a diferença para o estado baiano, haja vista que sua diretriz é promover o bem maior dos artesãos e da sua arte, de toda e qualquer parte do estado da Bahia!